(só que não)
Hoje tivemos uma aula que expunha os PNB. Quando estava lendo o conteúdo tive bastante dificuldade pra entender, mas com a aula de hoje ficou bem mais fácil pois fizemos pelo menos uma atividade para cada um dos padrões. Será bem mais fácil de lembrá-los também!
Aqui tentei fazer uma compilação dos PNB e seus símbolos. Como pode ver novamente, minhas habilidades com o "paint" não são das melhores.
A parte que eu mais achei interessante no texto, que não tive oportunidade de falar em sala é a seguinte, se referindo Contralateral: "Esse estágio desenvolve o cérebro frontal e a autoconsciência, promovendo o comprometimento na ação." (Fernandes, página 61) Esse trecho nos demonstra como podemos, mesmo tendo desenvolvido todos os movimentos e tipos de organização, nos encontrar "travados" para executar certo movimento. Assim que começamos a ter o movimento contralateral, começamos a ter autoconsciência e a nos restingir.
É bom relembrar que muitas vezes foram fatores externos que nos levaram a ser incapazes de executar uma certo movimento (e.g. movimento cabeça-cauda em uma cultura extremamente conservadora), mas que todos nos temos a capacidade física de executar o movimento - na maior parte das vezes. Vai de nós encontrar a travinha que temos em nosso cérebro e desbloqueá-la. ;)