Escolhemos trabalhar a cena final da Ópera do Malandro e criar uma cena para a música "Pedaço de Mim" para a avaliação bimestral. Criamos uma coreografia que tem como tema central a atração e o afastamento, demonstrado pelos personagens durante a música. Optamos por trabalhar com movimentos leves, com algumas excessões:
Trabalhei a personagem da Teresinha. Busquei criar uma personagem com movimentos deslizados. Ela alterna entre ter o queixo projetado para cima e para baixo - pois é orgulhosa, mas ao mesmo tempo sente a perda do marido. Nadine e eu combinamos que a personagem teria um peso menor que o meu (em torno de 48kg). Além de emagrecer um pouco nas últimas semanas, trabalhei com movimentos leves para gerar a sensação de maior leveza. Minha sequência de movimentos é a seguinte:
- Inicio em nível alto, abraçando a cabeça e ombros do Max.
- Me afasto dele e, projetando o corpo para frente, estendo meu braço direito para frente alta.
- Quando ele me abraça e sustenta em seus ombros, dou uma cambalhota para trás com as pernas e pés esticados, tensionando o abdômen para manter o movimento de deslizar.
- Uso meu pé esquerdo como pivot e giro para ficar de costas para o Max. Então me ajoelho, projetando meu queixo para cima. Quando chego ao chão, abaixo a cabeça.
- Quando o Max me levanta pelo queixo, inicio uma espiral da coluna para a direita começando pela cabeça até me levantar e ficar de frente para Max - meu peso na perna direita e a esquerda atrás na meia ponta.
- Max levanta meus braços e eu, em um movimento homólogo superior, abraço ele pelo pescoço ao mesmo tempo em que arco minha cervical para trás.
- Quando ele realiza a queda, projeto meu tronco para frente em sua direção.
- Depois que ele se levanta, pulo em suas costa e ele me arremessa no chão.
- No plano baixo, pivoteio nos meus ísquios usando impulso contra o chão dado pelas minhas mãos.
- Depois que o Max me auxilia para levantar, fico com os braços abertos em segunda posição, faço um elevé com o pé direito enquanto faço um jeté com a perna esquerda e me apoio para trás.
- Quando Max me pivoteia pelos braços, fico na meia-ponta no pé esquerdo enquanto o direito fica em coupé.
- Deslizamos as mãos pelos punhos e antebraços uns dos outros enquanto fazemos um movimento swingado com o tronco - projeto ele em movimento circular anti-horário.
- Me afasto do Max com um movimento socado e fico na segunda posição paralela enquanto recolho o braço direito da periferia para o centro.
- Em movimento deslizado projeto o braço direito em direção ao Max, acelerando um pouco quando chego perto dele, para fazer um contato-improvisação entre nossas mãos e punhos. E novamente recolho o braço direito da periferia para o centro.
- Canto a linha "A saudade é arrumar o quarto do filho que já morreu".
- Ando em homólogo inferior em direção ao Max e faço um movimento arcado com o braço direito no plano da porta e deslizo mão pelo rosto dele.
- Então fazemos uma contração do tórax e um release em irradiação central.
- Pivoteio no pé esquerdo, erguendo os braços para cima em quinta posição e deslizo eles para apoiar nos ombros de Max.
- Em plano baixo, faço movimentos de contração em diversas partes do corpo a partir do estômago. Até o Max me levantar novamente.
- Quando ele se deita de costas no chão, viro de costas para ele e caminho de costas e abaixo, me encaixando em suas canelas em forma tridimensional e erguendo os braços em primeira posição.
- Quando ele dá um impulso, pivoteio na perna esquerda para que fique virada para
Max e abro os braços em segunda posição. - Me ajoelho em cima dele e deslizo a mão esquerda pelo seu rosto, pescoço, braço e mão enquanto levanto.
- Caminho para trás e termino de costas para a plateia.