Estou fazendo meu projeto comunitário da PUC em uma instituição que trabalha com equoterapio. Encontrei várias semelhanças entre a postura do cavaleiro e do dançarino, que me inspirou a trabalhar com este tema na nossa avaliação bimestral. Abaixo coloco a contextualização da nossa narrativa que criamos e também a sequência de movimentos que realizamos durante a dramatização:
(inclusive, tivemos dificuldade de achar a escrita de alguns dos termos do ballet, mas depois de um tempo achamos todos)
Baseado nos movimentos que
aprendemos e praticamos em sala de aula, desenvolvemos uma pequena narrativa:
No ápice de suas fantasias, as irmãs
Morrison vão ao encontro de seus lindos cavalos, como fazem rotineiramente,
porém, este dia se tornara deveras especial. Indo alegremente ao encontro dos
animais, elas os tiram da baia e os levam para dar um passeio. Ao final do
passeio, descem e os levam para cocheira. E é neste momento que começa o
encanto. Elas decidem jogar um pó mágico em seus animais, e assim o fazem. E,
surpresa! Os lindos cavalos se transformam em belíssimos príncipes! As meninas
ficam encantadas e os casais se observam, cumprimentam-se e dançam todos
juntos. Mas no momento em que vão dançar em pares, as irmãs se machucam e os
belos cavalheiros as ajudam. Quando estão se recompondo, os príncipes dançam de
uma maneira muitíssimo elegante. E quando elas se encantam por eles, o feitiço
se quebra e os belos moços se transformam em cavalos novamente, deixando as
pobres meninas desconsoladas.
Durante
a apresentação as meninas fazem os mesmos movimentos e os cavalos/príncipes
também. Descrevemos abaixo estes movimentos:
MENINAS
- Érika e Julia:
●
Pose inicial: bras
bas e pernas em primeira posição.
●
Caminhar: homólogo inferior.
●
Espiar os cavalos: braços estendidos, postura de
segunda posição de braços (ombros relaxados, leve curva nos praços), tendu com perna direita.
●
Guiar os cavalos: homólogo inferior, em sincronia com
os meninos.
●
Trotar: homologo inferior - elevé na sexta posição e alternar os pés da meia ponta; braços em
primeira posição, como se estivesse segurando rédeas.
●
Brincadeira com os príncipes: exercícios à barra -: tendu atrás com a perna direita, e
arabesque olhando os príncipes. Grand
plié se escondendo.
●
Brincadeira com os príncipes: exercícios de lado para a
barra -: tendu ao lado com a perna
esquerda, cambré à esquerda. Grand plié. Estes movimentos sâo
revesados entre os pares.
●
Caminhar inspirado no corpo de baile.
●
Cumprimento ao príncipe: coreografia de cumprimento
aprendida em sala.
●
Dança de todos:
pas de catre, movimento homólogo inferior aprendido em sala, mãos
entrelaçadas.
●
Machucar a coxa: Arcar a coluna e plié em sexta posição, perna direita em meia ponta. Movimento
homologo - braços fazem resistência em mãos do príncipe e pernas dão leve
impulso para ele a erguer. Arcar a coluna em forma tridimensional para
moldar-se ao corpo do príncipe. Perna direita permanece em coupé.
●
Cuidar do músculo: Movimentos cabeça-cauda (PNB) em
agonia, enquanto realizam movimentos de aquecimento no chão com a perna
machucada. Coupé com pernas paralelas – passé com pernas paralelas – abrir en
dehors - esticar a perna - fechar paralelo. Movimento tendu. Movimento de pé
(ponta e flex).
●
Levantar: pernas paralelas e pé direito em coupé, com
tônus.
● Testar a perna: Meia ponta na perna esquerda, esticar a
perna direita, enquanto principe a gira.
●
Sentar à cardeira e assistir o príncipe. Ir de encontro
a ele e tentar beijá-lo.
CAVALOS/PRÍNCIPES - Ezequiel e
Mateus:
●
Pose inicial: bras
bas e pernas em primeira posição.
●
Caminhar: homólogo inferior com coluna levemente
arcada, movimento de socar com as pernas forte, direto e rapido, os pés fazem o
movimento de deslizar ao tocar o solo quando parados.
●
trotando, homólogo superior com movimentos leves de
cabeça, homólogo inferior alternando meia ponta, homolateral com tronco para
direita e esquerda no intuito de simular o movimento de trote.
●
Brincadeira com as meninas: exercícios à barra -: tendu atrás com a perna direita, e
arabesque olhando as meninas. Grand plié se
escondendo.
●
Brincadeira com as meninas: exercícios de lado para a
barra -: tendu ao lado com a perna
esquerda, cambré à esquerda. Grand plié. Estes movimentos sâo
revesados entre os pares.
●
Dança de todos:
pas de catre, movimento homólogo inferior aprendido em sala, mãos
entrelaçadas.
●
Cumprimento ao príncipe: coreografia de cumprimento
aprendida em sala.
●
Dança dos meninos: bras
bas e pernas em primeira posição, plíe em segunda posição, sautê terceira
para frente e sautê terceira para traz, em uma sequência de 3 vezes, repete os
movimento, finalizando com um cumprimento.
●
Finalização: anda até as meninas em movimentos de
espanar, leve, lento e fraco. Cumprimento a platéia em homólogo superior,
coluna reta em 90°.