No post de hoje queria compartilhar a minha reação à prova da segunda unidade do semestre. A proposta dada pelo professor era "criar e apresentar uma pequena composição de uma cena dramática com duração entre quatro (04) a seis (06) minutos. Essa composição deverá incluir obrigatoriamente a utilização dos princípios de Expressividade, tais como Fatores de Movimento e suas combinações (Estados, Impulsos, Ações Básicas)."
Buscamos criar uma cena baseada nas oito ações básicas. O processo de criação iniciou por dividir as ações em duas seções: ações fortes e ações leves. Escolhemos o tema das lavadeiras que possibilitava a criação de uma cena com dois momentos: um com movimentos fortes e outro com leves. Portanto, o enredo ficou estabelecido como o seguinte: de manhã as lavadeiras acordam carregando fardos pesados até a área de lavagem, lavam as roupas, e no final do dia festejam.
O movimento de entrada das mulheres trabalha um Estado Expressivo pesado e desacelerado. Ao enfileirar para lavar roupa, cada mulher inicia uma sequência de ações básicas pesadas. A minha sequência é: socar (bater a roupa), empurrar (esfregar roupa contra tábua), torcer (torcer a roupa) e chicotear (sacudindo a roupa). Depois de fazer todos uma vez nos reunimos para celebrar com uma dança, também utilizando as ações básicas, mas leves. Desta vez fazemos em uníssono: pontuar (encostando as palmas das mãos), deslizar (movimento de girar em círculo), espanar (sacudindo a saia) e flutuar (saída de cena).
O que pude perceber ao criarmos os movimentos foi a diferença e a peculiaridade que cada uma trazia à ação. Como o ideal era que todas fizessem a mesma ação com o mesmo peso, espaço e tempo, não nos preocupamos muito com os trejeitos de cada um. Pois cada mulher – personagem – também tem seu modo de trabalhar e dançar.
Com esta cena buscamos trabalhar o contraste nas ações dos personagens durante o passar do dia, embora todas façam as mesmas movimentações – um tanto quanto monótonas depois de quatro repetições – elas ainda tem força física e moral para celebrar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário