17 de novembro de 2015

Dança Moderna - Avaliação

O seguinte é a parte escrita que fizemos para a nossa avaliação. A primeira parte contextualiza nossa apresentação e a segunda descreve os movimentos feitos por cada um em sequência: 

Baseado na história do surgimento da dança moderna e em uma exploração dos diferentes bailarinos e coreógrafos criamos uma encenação mais abstrata, que retrata o  vento, seu uso na indústria e este impacto no homem moderno.
Escolhemos criar uma sonoplastia própria criada ao mesmo tempo que a dança, como sugeria Mary Wigman. Combinamos uma música impressionista, "Claire de Lune" por Claude Debussy, com um período de silêncio e então uma música expressionista, 'Peripetie', por Arnold Schoenberg.
A primeira parte dos movimentos - o vento - foi baseada em Isadora Duncan, sua utilização de tecidos como recurso para auxiliar a expressão corporal e sua retratação da natureza, como a borboleta. O padrão de movimentos foi influênciado por Doris Humphrey e sua exploração da gravidade com movimentos swingados. A segunda parte - a indústria - trabalhamos com movimentos inspirados por Laban e suas descrições de movimento. E a terceira parte - o homem moderno - buscamos trabalhar princípios da Martha Graham de contração e release, para expor o inconsciente humano.
A seguir descrevemos os movimentos individuais realizados nas três partes da avaliação:
FERNANDA -
Parte 1 - Vento:
  • Movimento tridimensional swingado com o pano no plano da roda, homólogo inferior em pequenos saltos e giros laterais para o deslocamento.
  • Sustentamos a queda da Julia e soltamos o pano.
  • No plano médio swinga e passar para plano baixo.
  • Plano Médio movimentos swingados em plano médio, deslocamento para traz em circulos no plano da mesa.
  • Todos movimentos de cinesfera grande.
  • Passamos para o moinho.

Parte 2 - Indústria:
  • Braços dobrados a frente do tronco no momento em que o direito se desloca para a esquerda o direito vai para a esquerda e vice e versa .
  • Perna esquerda a frente direita atraz, braços extendidos buscando movimentos mecanicos de subir e descer.
  • Plano baixo deslocamento para  traz com rolamento e escrita universal.

Parte 3 - Homem moderno:
  • Passamos para ponte movimentos brilhados com pés e mãos.
  • Passamos para uma ponte em plano médio e simbolizamos um enforcamento com a mão esquerda.
  • Usamos queda e recuperação nos  princípios de Doris  Humphrey nos planos baixo, médio e alto.
  • No plano baixo a Julia pega minha perna direita e Julio a esquerda, da posição anatomica contraio braços e pernas em contra lateral.
  • Sou arrastada no chão, quando dobram minhas pernas contraio os braços e rosto para simular dor.
  • Levantamos e nos deslocamos para frente fazendo movimentos de contração e relaxamento do tronco e simulamos um “regorgitar” de palavras até a barra fixa.
  • Na barra me suspendo de cabeça para baixo e faço movimentos de contração e relaxamento.
  • Brisé, bras bas. Pontuamos com as duas mão simulando maquinas de escrever e socamos com a mão direita.
  • Irradiação central.


JULIA -
Parte 1 - Vento:
    • Movimento de swingar plano da roda. Homólogo inferior: deslocamento lateral, chassé.  Homélogo superior: braços na periferia. Movimentos livres.
    • Giro em nível médio.
    • Braços em nível alto/ frente alta.
    • Corrida de costas, girar, e correr para frente. Braços descem e sobem de acordo com a orientação do corpo. Novamente na periferia.
    • Queda para frente.
    • Rolamento para trás, puxando o pano.
    • Homólogo inferior: tendu, pernas direita e esquerda. Homólogo superior: Swingar com braços. / Sauté e arabesque. / Sauté e passé. / Giros para trás.
    • Swingar na diagonal. Correr e saltar.
    • De joelhos, swingar (homólogo superior) para direita. Swingar para a esquerda. Swingar uma volta completa e meia para a direita, terminar com testa no chão.
Parte 2 - Indústria:
    • Movimentos de moinho de vento: homólogo superior. Braços percorrem a periferia, deslizar. Quando chegar na vertical, troca-se os braços pelo centro e retorna a fazer o movimento pela periferia.
    • Homólogo superior: braços dobrados a frente do tronco no momento em que o direito se desloca para a esquerda o direito vai para a esquerda e vice e versa .
    • Braços extendidos para cima. Homólogo inferior: dobrar as pernas e esticá-las.
    • Quebrar a máquina: rolamento para trás.
Parte 3 - Homem moderno:
    • Escrita universal com a orelha direita no plano da mesa.
    • Escrita universal com o ombro esquerdo no plano da roda.
    • Ficar em posição de ponte, tremendo os pés.
    • Forma da forca: Ficar de joelhos, pélvis para cima, apoiar mão direita no chão, e dobrar braços esquerdo, com punho fechado. Expressão facial contorcida.
    • Usamos queda e recuperação nos  princípios de Doris Humphrey nos planos baixo, médio e alto.
    • Segurar nos pés da Fernanda e contrair e recuperar a partir do tronco, com as costas no chão.
    • Puxá-la e contrair as pernas.
    • Deslocamento para a barra: contrações a partir do ventre. Braços projetam para frente a partir da boca em movimentos socar. Expressão facial contorcida.
    • Subir na barra. Agonizar: movimentos espanar, controlado, com um braço e uma perna.
    • Brisé, bras bas. Pontuar com as mãos na barra, socar com a palma da mão à esquerda e cabeça a direita. Rebetir com mais velocidade.
    • Irradiação central: Contração para o centro. Salto para trás em release. E contração para o centro.

JULIO -
Parte 1 - Vento:
  • Movimento tridimensional swingado com o plano da roda.
  • Queda lateral.
  • Nível baixo, Chicotear (indireto, leve, desacelerado).
  • Rolamento pra trás.
  • Cambalhotas.
  • Deslocamento central acelerado até o pano.
  • Percurso espacial periférico com o pano. Cinesféra grande.

Parte 2 - Indústria:
  • Homólogo superior (Deslocamento braço esquerda e direita e vice versa)
  • Demi-pliê e Grand-pliê movimento da máquina.
  • Rolamento pra trás.

Parte 3 - Homem moderno:

  • Escrita universal (Mãos, cotovelo e pescoço)
  • Movimento de ponte (Sustentação de peso com as mãos e pés)
  • Plano da porta (Forma de forca).
  • Queda-Recuperação (Doris Humphrey) nos três níveis.
  • Segurando os pés da Fernanda, deslocamento à partir do tronco ao puxá-la.
  • Deslocamento até a barra (contração dos membros, movimento de pontuar)
  • Suspenção na barra (agonizando, movimentos de espanar).
  • Posição de Bras Bas (Pontuar com as mãos, movimento de socar, deslocamento da cabeça para os lados)
  • Irradiação central.

Nenhum comentário:

Postar um comentário