22 de setembro de 2015

Ballet Equestre

Estou fazendo meu projeto comunitário da PUC em uma instituição que trabalha com equoterapio. Encontrei várias semelhanças entre a postura do cavaleiro e do dançarino, que me inspirou a trabalhar com este tema na nossa avaliação bimestral. Abaixo coloco a contextualização da nossa narrativa que criamos e também a sequência de movimentos que realizamos durante a dramatização: 

(inclusive, tivemos dificuldade de achar a escrita de alguns dos termos do ballet, mas depois de um tempo achamos todos)

     Baseado nos movimentos que aprendemos e praticamos em sala de aula, desenvolvemos uma pequena narrativa:

No ápice de suas fantasias, as irmãs Morrison vão ao encontro de seus lindos cavalos, como fazem rotineiramente, porém, este dia se tornara deveras especial. Indo alegremente ao encontro dos animais, elas os tiram da baia e os levam para dar um passeio. Ao final do passeio, descem e os levam para cocheira. E é neste momento que começa o encanto. Elas decidem jogar um pó mágico em seus animais, e assim o fazem. E, surpresa! Os lindos cavalos se transformam em belíssimos príncipes! As meninas ficam encantadas e os casais se observam, cumprimentam-se e dançam todos juntos. Mas no momento em que vão dançar em pares, as irmãs se machucam e os belos cavalheiros as ajudam. Quando estão se recompondo, os príncipes dançam de uma maneira muitíssimo elegante. E quando elas se encantam por eles, o feitiço se quebra e os belos moços se transformam em cavalos novamente, deixando as pobres meninas desconsoladas.

Durante a apresentação as meninas fazem os mesmos movimentos e os cavalos/príncipes também. Descrevemos abaixo estes movimentos:


MENINAS - Érika e Julia:
      Pose inicial: bras bas e pernas em primeira posição.
      Caminhar: homólogo inferior.
      Espiar os cavalos: braços estendidos, postura de segunda posição de braços (ombros relaxados, leve curva nos praços), tendu com perna direita.
      Guiar os cavalos: homólogo inferior, em sincronia com os meninos.
      Trotar: homologo inferior - elevé na sexta posição e alternar os pés da meia ponta; braços em primeira posição, como se estivesse segurando rédeas.
      Brincadeira com os príncipes: exercícios à barra -: tendu atrás com a perna direita, e arabesque olhando os príncipes. Grand plié se escondendo.
      Brincadeira com os príncipes: exercícios de lado para a barra -: tendu ao lado com a perna esquerda, cambré à esquerda. Grand plié. Estes movimentos sâo revesados entre os pares.
      Caminhar inspirado no corpo de baile.
      Cumprimento ao príncipe: coreografia de cumprimento aprendida em sala.
      Dança de todos: pas de catre, movimento homólogo inferior aprendido em sala, mãos entrelaçadas.
      Machucar a coxa: Arcar a coluna e plié em sexta posição, perna direita em meia ponta. Movimento homologo - braços fazem resistência em mãos do príncipe e pernas dão leve impulso para ele a erguer. Arcar a coluna em forma tridimensional para moldar-se ao corpo do príncipe. Perna direita permanece em coupé.
      Cuidar do músculo: Movimentos cabeça-cauda (PNB) em agonia, enquanto realizam movimentos de aquecimento no chão com a perna machucada. Coupé com pernas paralelas – passé com pernas paralelas – abrir en dehors - esticar a perna - fechar paralelo. Movimento tendu. Movimento de pé (ponta e flex).
      Levantar: pernas paralelas e pé direito em coupé, com tônus.
  Testar a perna: Meia ponta na perna esquerda, esticar a perna direita, enquanto principe a gira.
      Sentar à cardeira e assistir o príncipe. Ir de encontro a ele e tentar beijá-lo.

            CAVALOS/PRÍNCIPES - Ezequiel e Mateus:
      Pose inicial: bras bas e pernas em primeira posição.
      Caminhar: homólogo inferior com coluna levemente arcada, movimento de socar com as pernas forte, direto e rapido, os pés fazem o movimento de deslizar ao tocar o solo quando parados.
      trotando, homólogo superior com movimentos leves de cabeça, homólogo inferior alternando meia ponta, homolateral com tronco para direita e esquerda no intuito de simular o movimento de trote.
      Brincadeira com as meninas: exercícios à barra -: tendu atrás com a perna direita, e arabesque olhando as meninas. Grand plié se escondendo.
      Brincadeira com as meninas: exercícios de lado para a barra -: tendu ao lado com a perna esquerda, cambré à esquerda. Grand plié. Estes movimentos sâo revesados entre os pares.
      Dança de todos: pas de catre, movimento homólogo inferior aprendido em sala, mãos entrelaçadas.
      Cumprimento ao príncipe: coreografia de cumprimento aprendida em sala.
      Dança dos meninos: bras bas e pernas em primeira posição, plíe em segunda posição, sautê terceira para frente e sautê terceira para traz, em uma sequência de 3 vezes, repete os movimento, finalizando com um cumprimento.

      Finalização: anda até as meninas em movimentos de espanar, leve, lento e fraco. Cumprimento a platéia em homólogo superior, coluna reta em 90°.


Nenhum comentário:

Postar um comentário