15 de setembro de 2015

Entrevista com Giovana Povoas

Para a aula de Teatro Brasileiro, entrevistamos figuras atuantes no cenário artítico-teatral Curitibano. Eu decidi entrevistar a Giovana Povoas, que trabalha conosco no Projeto Broadway. Ela é formada em balé clássico pela Royal Academy of Dance, com formação em interpretação pelo Instituto Stanislavsky e graduada em jornalismo na Universidade Federal da Bahia. Já trabalhou como preparadora de elenco, produtora, bailarina e atriz além de se dedicar também aos estudos de Teatro Musical, na New York Film Academy, em Nova Iorque. Ela falou bastante coisa interessante sobre o uso do corpo no teatro que decidi destacar e transcrever pra guardar no meu diário:       :)



É certo que poderíamos fazer uma entrevista inteira sobre só sobre o balé, mas, você consegue resumir quais são os benefícios que a dança traz para o ator, para a cena?

Olha! São infinitos. Em primeiro lugar a consciência corporal, e a gente também trabalha ritmo, que é muito importante, então para o ator a gente tem consciência corporal, ritmo, desenvoltura, a gente começa a trabalhar noção de espaço também - abrindo foco de visibilidade - bailarino tem muito mais noção de espaço, nossa tem muita coisa, muita, muita coisa, e o físico realmente ajuda muito, condicionamento físico, então quem já faz balé tem um condicionamento físico melhor, para aguentar um espetáculo grande, é você está mais acostumado com o palco, com a luz, então você tem um ganho que é estar dentro da cena, dentro do palco, que é muito importante, no balé você começa bem cedo, então, você chega com dez anos com uma experiência grande, se você começar cedo, e ai se você for para o teatro você leva tudo isso, é muito legal.

E uma pessoa que já é ator, e vai fazer algum teste e já é ator, você recomenda fazer balé ou algum outro tipo de dança?
Sim, sim. Todo tipo de dança é bom, então você tem que fazer o que você gosta, porque ela vai te ajudar em várias coisas, se você fosse começar a dançar mesmo eu diria: faça um balé clássico, e faça outro tipo de dança que você gosta, mas o balé clássico é muito importante como base, como técnica, é muito legal. Mas qualquer tipo de dança para o ator é muito legal, é um trabalho físico mesmo, que é muito importante.

O que você acredita que o ator precisa conhecer e praticar pra executar um bom trabalho?
O ator precisa conhecer de tudo, eu falo isso em minhas aulas: a gente precisa se aprimorar quanto individuo, porque para gente fazer diferentes tipos de personagens, a gente tem que abrir a nossa visão de mundo, então a gente precisa ler muito, viajar muito, eu acho que devemos fazer aula de tudo, todos os tipos de dança, de hipismo, de esgrima, tudo, música, tudo, aprender um instrumento, porque tudo isso vai te ajudar a ser um ser humano melhor, a ser um ser humano com uma visão de mundo mais ampla, e ai sim você vai conseguir fazer diferentes personagens, é claro que você vai pesquisar de acordo com cada personagem, mas você precisa conhecer o mundo, você precisa ter visto as diferentes coisas, ver muito espetáculo, eu digo: todo tipo de arte, eu digo para os meus alunos: vocês precisam ver muito cinema, muito espetáculo, ler muito livro, assistir opera, exposições, tudo, porque uma arte inspira outra arte, então é muito importante nós como atores, sermos indivíduos melhores. A gente tem muito que estudar, imagine que temos todos os seres humanos para estudar, é a nossa matéria de estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário